Tudo o que você precisa saber sobre a sua pontuação no IELTS

Estudante fazendo prova

 

Se você vai prestar o IELTS, já está estudando para o teste ou está apenas aguardando pacientemente pelos resultados das suas provas, você deve estar pensando na sua nota.

As notas do IELTS medem seu desempenho no teste e vão de 0 a 9. Cada parte do teste – Listening, Reading, Writing e Speaking – recebe uma nota específica e resultados individuais são somados à média para formar uma nota geral.

A nota geral diz para sua futura instituição de ensino ou empregador sua habilidade de entender e falar inglês em um ambiente profissional ou acadêmico.

Diferentes organizações pedem diferentes notas de IELTS para admissão ou consideração de um candidato, então tenha certeza sobre qual nota você precisa antes de fazer seu teste.

 

Avaliação do IELTS para o Listening & Reading

As partes de Listening e Reading da prova do IELTS são avaliadas somente em relação à compreensão, o que torna sua análise mais direta. São 40 questões em cada parte, as repostas corretas recebem um ponto e a faixa de pontuação varia de 0 a 40.

 

Avaliação do IELTS para o Writing & Speaking

As seções de Writing e Speaking são avaliadas com base no desempenho em 4 categorias. Para o Writing temos:

-Realização da tarefa

-Coerência e coesão

-Variedade de vocabulário

-Estrutura e exatidão gramatical

 

A realização da tarefa vai avaliar como e em que grau você correspondeu aos requerimentos especificados nas tarefas da prova do Writing.

Coerência e coesão avaliam a estrutura e clareza da sua escrita e das suas ideias. As transições lógicas entre os tópicos e o uso efetivo de expressões são importantes nesta parte.

A variedade de vocabulário avalia a adequação e o uso flexível do vocabulário apropriado.

Estrutura e exatidão gramatical vão medir o uso natural e apropriado de estruturas gramaticais, com atenção ao grau de complexidade e escrita livre de erros.

A parte de Speaking do teste é avaliada de forma parecida com a do Writing, apenas adicionando pronúncia como uma categoria no lugar do realização da tarefa e fluência no lugar de coerência e coesão.

 

Mas afinal, que nota do IELTS eu preciso?

Esta é uma questão muito importante. A resposta vai determinar como você vai se preparar para o seu teste.

Você vai ter que decidir se quer fazer um curso de preparação para o IELTS e quanto tempo e esforço quer colocar em treinos práticos antes do seu teste.

As faixas de pontuação do IELTS variam de acordo com a exigência da organização, mas geralmente são maiores para programas com demandas linguísticas em instituições acadêmicas e menores para imigração e empregadores menos exigentes.

Universidades de ensino superior podem requerer uma faixa de pontuação de 6.5 ou até uma pontuação mais alta, como 7.5, enquanto alguns colégios técnicos podem requerer 5 ou 5.5.

Então faça a lição de casa: fique bem informado sobre qual nota você precisa!

 

Interessado em aulas preparatórias para o IELTS? A ILSC oferece o IELTS Mastery Program e também o IELTS Mastery: 6.5, além de outras opções. Prepare-se para o IELTS com a ILSC e fique pronto para a sua prova!

Não deixe de conferir também algumas ótimas fontes online que ajudam você a se preparar para o IELTS. Experimente o British Council (testes simulados apenas no site em inglês), o IELTS Canada e o IELTS Essentials. O IELTS Buddy é uma fonte não oficial mas tem uma seção de comentários muito útil.

 

 

 

 

Comments

comments

Related posts

*

*

Top