Pardonnez Mon Français – Última semana!

A Fernanda aproveitou ao máximo as quatro semanas do curso que ganhou no concurso Pardonnez Mon Français, promovido pela ILSC e a Seawall Intercâmbio. Leia abaixo as últimas impressões antes do fim do curso. Parabéns, Fernanda! Que você realize todos os seus sonhos!

Fernanda ultima semana

O inverno definitivamente chegou, já estamos em temperaturas bem negativas, presenciei -10ºC, e nessa semana nevou!!! Foram apenas dois dias, mas deu para sentir a alegria e a emoção dos floquinhos brancos encostando no rosto, na roupa e formando os montinhos no chão. Mas depois dos primeiros momentos de admiração, o frio também dói e pode até queimar a nossa pele. Para evitar isso, é sempre bom tomar um café ou chocolate bem quentinho e ficar carregando o copo para aquecer a mão sob a luva.

Uma coisa surpreendentemente boa que me aconteceu nessa semana foi que, graças a uma amiga que tem a mesma profissão que eu – ela é professora do ensino primário aqui em Montréal – eu pude voluntariar durante uma tarde, assistindo as crianças do 1º ano em aulas de Matemática. Até me arrisquei a fazer uma contação de história, em francês, para elas. Para mim, como profissional, foi extremamente significativo poder vivenciar e conhecer o funcionamento do sistema educacional daqui.

Fernanda ultima semana 3

« Exister, c’est oser se jeter dans le monde. » A última semana da sessão na ILSC é destinada principalmente às avaliações. Quando estava me preparando para uma das avaliações orais, me deparei com essa frase de Simone de Beauvoir, “Existir é ousar se jogar no mundo”. Não posso garantir que toda experiência de realizar um intercâmbio vai ser positiva, já ouvi muitas histórias por aí, e com certeza vocês também já ouviram. Nem posso afirmar que cada pessoa que realiza um intercâmbio terá as mesmas oportunidades, sensações e vivências que eu tive. Dizer isso seria um grande engano, porque cada experiência é única, acredito que tudo o que vivemos depende das nossas preferências e experiências anteriores, experiências essas que vão dar significado a tudo que nos deparamos cotidianamente.

Fernanda ultima semana 4

Na sexta-feira passada, último dia de aula, recebi o Certificado do curso realizado, e só tenho a agradecer aos profissionais da ILSC-Montreal e da Seawall Intercâmbio por tudo o que me proporcionaram nessas 4 semanas incríveis. Tenho certeza que aprendi muito e levo comigo, com muito carinho, essas novas aprendizagens.

 

Fernanda ultima semana 5

E para fechar, meu fim de semana não podia ter sido melhor, pois um dos meus hobbies preferidos é a dança, e através da dança conheci muita gente em Toronto e em Montréal. De uma forma geral os canadenses apreciam muito a dança social em todos os seus ritmos, e neste fim de semana teve um evento de dança em Montréal, e os meus amigos de Toronto também vieram para cá.

Fernanda ultima semana 6

Para mim, ter feito um intercâmbio nesse momento da minha vida foi extremamente valioso porque estava pronta para vivê-lo por inteiro. Isso quer dizer que estava disponível e preparada para ousar esse mergulho. Cada pessoa que eu encontrei nesse caminho, de alguma forma, me ensinou algo valioso, para além das línguas e as culturas do Canadá, essas pessoas me ensinaram muito sobre o ser humano e o ser mais humano.

Agora estou me preparando para o exame oficial, que mencionei no post da semana passada e, em seguida, a volta para o Brasil. Apesar de estar com saudades do nosso calor (tanto do clima quanto humano, rs), já estou sentindo o gostinho de quero mais Canadá. Com certeza, a aventura da vida está apenas começando, quer dizer, continuando, pois viver é ousar se jogar nas oportunidades para ir atrás dos nossos sonhos!

Comments

comments

*

*

Top