Pardonnez mon Français – Segunda semana

Vencedora do concurso Pardonnez Mon Français, promovido pela ILSC e a Seawall Intercâmbio, a Fernanda está contando, uma vez por semana, um pouco da sua experiência no curso de francês em Montreal. Hoje ela está cheia de novidades, confira abaixo!

 

Fernanda segunda semana 1

Por Fernanda Milene da Silva

A segunda semana começou um pouco mais fria e chuvosa, mas o que causa a sensação de frio ao andar pela cidade é a velocidade do vento que sentimos na pele. Sei que é difícil de acreditar, porque eu mesma duvidava, mas se você souber o que vestir, o frio não vai ser insuportável. Isso não significa que você precisa gastar muito com um bom casaco. Existem as lojas friperie ou thrift store, que são os nossos brechós, onde com um pouquinho de paciência você encontra facilmente bons negócios. Foi o que eu fiz quando cheguei aqui. E há lugares bem “cults”, com cafeterias, para você procurar.

A adaptação à nova rotina foi tranquila, e já estou apaixonada por essa cidade encantadora. Só de andar pelas ruas você percebe uma atmosfera maravilhosa.As aulas seguem bem e, para mim, o mais importante é interagir e praticar bastante, sem medo de errar, pois é a melhor forma de aprender. Já consegui visitar algumas universidades e colleges, que organizam eventos para novos ou futuros alunos. Esses eventos são chamados de portes ouvertes  (portas abertas) e são uma excelente maneira de encontrar informações para o futuro, se desejar fazer algum outro curso.  Na quarta-feira dessa semana tivemos um congé (feriado) pelo jour du souvenir ou remembrance day, que homenageia os soldados mortos em combate nas guerras. As pessoas andam pela cidade usando um coquelicot, um broche com uma flor vermelha como este da foto.

 

Fernanda segunda semana 2

Aproveitei para visitar, com uma amiga, o Mont Réal, monte que dá nome à cidade, e tem uma vista incrível. Além de garantir uma caminhada deliciosa, você consegue ver praticamente todos os principais pontos turísticos e bairros do centro. Abaixo, a vista do Chatêau.

 

Fernanda segunda semana 4

Outro lugar que visitamos nesse dia foi o mercado Jean Talon, que é um mercado municipal, assim como temos em São Paulo, onde você encontra legumes, vegetais, carnes e outros produtos frescos. Se você é como eu, que adora passear em mercados para ver os hábitos e produtos diferentes, vale a pena conhecer!

 

Fernanda segunda semana 5

Nessa semana também tive a oportunidade de conhecer o Planetarium, que fica dentro do Complexo Olímpico. Este é um lugar delicioso, cheio de atrações que podem levar mais de um dia para visitar. Quando vim pela primeira vez a Montreal, optei por ir ao Biodôme e ao Jardim Botânico, que também fazem parte do complexo e são incríveis. Mas dessa vez o escolhido foi o Planetarium. O ticket dá direito a assistir dois espetáculos sobre o céu e seus fenômenos. E, para quem ama ciência, é imperdível! Um dos meus sonhos, de ver a aurora boreal, mesmo que dentro do planetário, foi realizado! A foto abaixo foi tirada no verão, pois no dia que fui ao planetário estava chovendo bastante e não consegui tirar novas fotos do complexo olímpico no outono ainda.

A minha dica dessa semana é sobre buscar oportunidades para imersão em francês, ou qualquer outra língua que você está aprendendo. Procure estar disponível para conversar com as pessoas e mergulhar nas oportunidades que surgirem, procure também praticar os seus hobbies (antigos ou novos) e, dessa forma, se conectar com as pessoas locais e falantes nativos, além dos colegas de sala. Assim você tem bastante assunto e interesse para conseguir se comunicar! Motivação é o que não vai faltar!

Fernanda segunda semana 7.jpg

Neste fim de semana visitei Boston, a capital e cidade mais populosa do estado americano de Massachusetts,  sede da Universidade de Harvard. Fica a 6 horas de distância de Montréal. Fiz o percurso de carro, juntamente com alguns amigos, a paisagem da estrada é incrível e as emoções de atravessar a fronteira sempre garantem boas histórias!

Ansiosa para o que está por vir! Até a próxima semana!

Comments

comments

*

*

Top

All ELICOS programs are part of the English Language Programs for International Students CRICOS Code: 060152J.
ILSC (Brisbane) PTY LTD is trading as ILSC-Brisbane, ILSC-Sydney, ILSC-Melbourne, Greystone College and ILSC Australia RTO Number 31564, CRICOS Code: 02137M.
Greystone College of Business and Technology (Toronto) Inc. (Greystone College (Toronto)), Greystone College of Business and Technology (Greystone College (Vancouver)),
Collège Greystone (Greystone College (Montréal))and ILSC India PVT Ltd (operating as Greystone College (New Delhi)) herein collectively referred to as “Greystone College”.