Pardonnez Mon Français – primeira semana

Toda semana a Fernanda, vencedora do concurso Pardonnez Mon Français, promovido pela ILSC e a Seawall Intercâmbio, vai contar um pouco da sua experiência no curso de francês em Montreal. Leia abaixo as impressões da
primeira semana. 

Pardonnez_Mon_Francais_semana_1_foto1


Por Fernanda Milene da Silva

A primeira semana é sempre de adaptação, quando a gente se sente um pouco perdida com todas as novas informações que estão a nossa volta. No meu caso, tive dois facilitadores: consegui chegar em Montreal alguns dias antes para me organizar melhor e também já conhecia um pouco do funcionamento e da metodologia da ILSC.

Antes de contar para vocês como foi a primeira semana de aula, preciso contar sobre o fim de semana que antecedeu o início do curso. Não apenas para contar detalhes e impressões pessoais, mas porque acredito que muito da aprendizagem num intercâmbio acontece através da imersão cultural.

O Canadá tem duas línguas oficiais: inglês e francês. Dependendo do lugar onde você estiver, vai perceber que algumas pessoas só falam inglês, outras apenas francês. Montreal fica na província do Quebec, que luta bastante pela defesa e difusão da francofonia. Em Montreal, toda a comunicação visual (publicidade, placa de sinalização etc) é feita em francês, mas você consegue ouvir inglês e francês por todo lado, bem como ser atendido em ambas as línguas em qualquer lugar.

Agora estamos no outono por aqui, uma estação linda de se ver. Digo isso porque é bem diferente de tudo aquilo que vemos no nosso país. As feuilles d’erable, ou maple leafs em inglês, símbolo da bandeira canadense, ficam de uma cor maravilhosa e espalhadas por toda a cidade, como uma decoração natural.

No dia 31 de outubro foi comemorado o Halloween, repleto de abóboras, fantasias, gostosuras e travessuras. Em Montreal, nesse dia, há cinco anos acontece a Marche des Zombies (Marcha dos Zumbis), e as fantasias são muito profissionais por aqui. Imagine entrar num metrô repleto de zumbis… E eu, pela primeira vez, tive a oportunidade de entregar doces para as crianças da vizinhança que passaram por onde moro.

Pardonnez_Mon_Francais_semana_1_foto2.jpg

Juntamente com a chegada do Halloween, terminou o horário de verão e chegou o “horário de inverno”. O outono já começou, as folhas estão quase terminando de cair e atrasamos nossos relógios 1 hora na madrugada do sábado. Por causa disso, o pôr do sol agora é mais cedo, por volta das 16h30. Isso significa que o dia parece mais curto para aqueles que, assim como eu, amam a luz do dia. Quem já conheceu o verão canadense, sabe que o pôr do sol acontece por volta das 22h durante essa estação.

Pardonnez_Mon_Francais_semana_1_foto3

A temperatura já está baixando também, variando entre 0º a 12º, mas tivemos um dia durante essa semana que chegou a 18º. Eles chamam isso de verão indiano,  été indien, quando os últimos suspiros do verão dão o ar da graça em outubro e novembro.

Dito um pouquinho da atmosfera desse lugar encantador, vamos ao curso. Segunda-feira passada começaram as minhas aulas aqui na ILSC – Montreal. Nessa foto abaixo, estou com dois funcionários da ILSC-Montréal: Daniel, coordenador de atividades, e Eugene, atendimento aos alunos inscritos, os quais me receberam com muito respeito e carinho nessa semana.

Pardonnez_Mon_Francais_semana_1_foto4

No primeiro dia de aula, os alunos novos devem chegar mais cedo para fazer o teste de nível, uma prova que avalia as habilidades de compreensão e comunicação oral e escrita. A partir dessa avaliação, você escolhe as matérias que irá cursar. No meu caso, por ser um curso intensivo, escolhi 2 matérias (uma relacionada ao meu nível de francês, no período da manhã, e uma de conversação, no período da tarde). Depois disso, o diretor e os coordenadores de cada departamento se apresentaram e explicaram o funcionamento da escola. No mesmo dia, à tarde, começaram as aulas. Eu tenho um professor para cada período e durante essa primeira semana tive boas impressões, gostei bastante das aulas e atividades propostas até agora. Acredito que já tirei a poeira do meu francês, que estava quase enferrujando, e estou pronta para as novas aprendizagens que já começaram e as que estão por vir! Pouco a pouco espero contar um pouco desses conhecimentos e experiências. Na foto abaixo, apresento o material que é distribuído e utilizado pela escola.

Pardonnez_Mon_Francais_semana_1_foto5

 

Além disso, todos os dias a escola promove uma atividade extra, sejam festivais, esportes, concursos ou passeios, outra oportunidade para fazer amigos e conhecer mais da cultura local.
Ah… vale a pena dizer que a localização da escola é ótima, pois além de ficar na parte antiga da cidade (Vieux Montréal), onde está a Catedral de Notre Dame e o porto, região charmosa e com várias atrações turísticas, ela está próxima a duas estações de metrô: Place d’armes e Square Victoria.

Pardonnez_Mon_Francais_semana_1_foto6

Essa primeira semana foi sensacional, cheia de desafios e descobertas! Até a próxima semana, com novas histórias!

Comments

comments

Related posts

*

*

Top

All ELICOS programs are part of the English Language Programs for International Students CRICOS Code: 060152J.
ILSC (Brisbane) PTY LTD is trading as ILSC-Brisbane, ILSC-Sydney, ILSC-Melbourne, Greystone College and ILSC Australia RTO Number 31564, CRICOS Code: 02137M.
Greystone College of Business and Technology (Toronto) Inc. (Greystone College (Toronto)), Greystone College of Business and Technology (Greystone College (Vancouver)),
Collège Greystone (Greystone College (Montréal))and ILSC India PVT Ltd (operating as Greystone College (New Delhi)) herein collectively referred to as “Greystone College”.