Intercâmbio: como sobreviver à saudade de casa

Foto Welcome to Alville sob licença Creative Commons

Você chega a um país desconhecido, desfaz as malas, avisa em casa que está tudo bem, ao mesmo tempo nervoso e animado para começar esta incrível aventura de morar fora, longe de sua família e amigos. Os primeiros dias parecem um sonho. Tantas novidades para experimentar, que o tempo parece voar.  Mas o tempo passa, você se acostuma com a nova rotina na escola, já tem um grupo de amigos e essa emoção que você sentiu na chegada começa a se transformar em outra emoção bem diferente.  Começa a sentir falta de tudo: casa, família,  amigos… Dá aquela água na boca ao lembrar de coisas como pão de queijo e  guaraná, a balada com amigos, a cerveja gelada na praia, o calor…  Bem-vindo ao grupo: todo mundo sente essa saudade de casa, chamada em inglês de homesick. Mas não se desespere, porque nós separamos aqui algumas dicas pra te ajudar a lidar com isso.

O mais importante é você aceitar que, não importa o quão feliz você esteja no lugar onde está vivendo, sempre haverá momentos em que sentirá saudades. Então fique calmo e prepare-se!

 

  1. Faça uma atividade que você gosta, mas que não faz parte do seu trabalho ou rotina de estudo

Além da rotina que você tem na escola ou trabalho, procure realizar uma atividade que você gosta. Pode ser praticar algum esporte, assistir a alguma aula especial etc. Isso também pode te ajudar a fazer novos  amigos e que o círculo com o qual você se relaciona não se limite apenas à sua escola ou ao seu trabalho. Além disso, fazer algo que você ama vai  mantê-lo distraído e ajudar a esquecer por um tempo a saudade.

 

  1. Faça da sua nova casa seu novo lar

Não importa quanto tempo você planeja morar na outra cidade. Mesmo que  temporariamente, tente transformar sua nova casa em seu lar, incusive se morar em casa de família. Sinta-se livre para colocar seus cartazes favoritos (obviamente respeitando as regras do lugar), compre um cobertor que você ama, coloque fotos de sua família etc. É bom ter um espaço para chamar de seu, um lugar onde você pode chegar depois de um dia cansativo e se sentir à vontade.

  1. Passeie muito

Dizem que das situações mais difíceis vêm as melhores coisas e, sim, há dias em que você se sente triste e tudo o que quer é ficar em casa assistindo filmes e comendo pipoca.  O que pode ser perfeito, mas não faça isso todo dia! Deixe a preguiça de lado e saia para conhecer algum lugar que ainda não visitou. Muitas vezes você pode fazê-lo com seus amigos, mas passear sozinho também pode ser interessante. Veja algumas dicas de passeio em Vancouver  , no Canadá, e Melbourne, na Austrália, alguns dos nossos destinos mais procurados.

 

  1. Saia com seus amigos

Muitas vezes, os amigos que fazemos durante o intercâmbio se tornam quase uma família, e há datas em que é difícil estar longe da família, como o Natal ou os aniversários. Então fique mais próximo do seu grupo de amigos e torne-se uma parte importante na vida deles também. Pense que com eles você pode passar um Natal incrível, um Ano Novo que você nunca esquecerá e aniversários que permanecerão para sempre em sua memória. Então faça planos, mantenha-os próximos e tente passar algum tempo com eles.

  1. Mantenha-se conectado

Nós somos sortudos de viver em uma era em que podemos ver e ouvir as pessoas à distância, apenas pressionando um botão. Então, não pare de escrever e conversar com sua família e amigos. Você pode até mesmo agendar dias para fazer um Skype ou FaceTime em que todos estejam  reunidos e falar com eles como se estivessem tomando um café pessoalmente, compartilhando tudo o que você está vivendo com eles e descubra o que está acontecendo em suas vidas. Quanto mais conectado estiver com eles, mais perto eles parecerão estar para você.

  1. Você não está sozinho!

Agora, se nada disso funciona e você fica deprimido por vários dias, com vontade de pegar o próximo avião que sai para o seu país, é aconselhável falar com alguém de imediato. Porque falar nos ajuda a encontrar as respostas que precisamos.  Olhar e expressar o que você sente vai fazer você se sentir melhor. Além de conversar com seus entes queridos, você sempre pode se aproximar de um dos conselheiros que temos na ILSC, que, como o nome deles indica, irá aconselhar e ouvir até você se sentir melhor e pronto para avançar.

Então, coragem! Lembre-se de que a experiência que você vive é única, aproveite cada nova amizade que você faz, todos os dias de aulas, todas as paisagens, todos os pratos de comida exótica etc. Depois, essas experiências ficarão na sua memória e se tornarão algumas das mais importantes lembranças de sua vida. Então torne-as cada vez melhores!

Gostaria de estudar no exterior? Na ILSC, temos uma grande variedade de destinos, programas e cursos que podem interessá-lo. Clique aqui para obter mais informações e dar um passo à frente nesta aventura.

Comments

comments

*

*

Top