“Felicidade pura”: um bate-papo com Nick Iskovych, ex-aluno do Pathway Program da ILSC.

Immigration Pathway Program

O ucraniano Nick Iskovych vive no Canadá há dois anos. Muito do que ele considera “um dos melhores momentos da minha vida” se deve ao University Pathway Program da ILSC. Entenda porque nesta rápida entrevista, que ele nos concedeu no intervalo entre uma aula e outra do Douglas College.

 

Por que você escolheu fazer o programa do University Pathway na iLSC?

Tudo começou quando meu antigo empregador no meu país de origem, a Ukrania, disse que eu poderia ser promovido se fosse estudar ou me aperfeiçoar no exterior, em um país como o Canadá. Eu gostei da ideia porque o Canadá já era bem familiar para mim. Estive com meu pai em Toronto aos 15 anos.

Daí pensei “vamos lá, vou tentar fazer o meu melhor no IELTS e ver no que dá”. Fiz a prova na Ucrânia e tirei um 6, que não é uma nota muito boa se você quer entrar em bons colleges. Então pensei nas minhas opções: estudar mais 6 meses e esperar por um outro teste tomaria tempo e não seria garantido que eu poderia subir mais meio ponto na nota. Como eu realmente gostaria de ir para o Canadá resolvi pesquisar sobre quais eram as outras maneiras de ser aceito em uma instituição de ensino superior por lá.

Então descobri que existiam programas para aprimorar seu inglês e se transferir diretamente para colleges e universidades, sem precisar de testes como IELTS ou TOEFL. Então perguntei para algumas pessoas no Facebook qual escola seria melhor e muitas pessoas indicaram a ILSC.

 

E agora você está no Douglas College. O que você está estudando lá?

Estou fazendo Business Marketing PDD Program, um diploma de pós-graduação. Depois de terminar um bacharelado em ciência de computação em uma universidade bem conhecida na Ukrania, decidi tentar algo em marketing.

Marketing é um conhecimento extra para mim, que me ajuda a desenvolver novas habilidades relacionadas ao meu trabalho, além de ser aplicável em qualquer área. Além disso, acabei conseguindo um trabalho como designer gráfico em Vancouver neste meio tempo, ou seja, tudo se encaixou!

 

Como você acha que o Programa de Pathway da ILSC preparou você para o seu curso na Douglas?

Acho que a atmosfera criada por alunos, professores e funcionários foi excepcional. Era como uma grande família. A qualidade de ensino e o serviço aos alunos eram ótimos e, quando você tem um bom serviço e um bom ambiente, aprender é consequência. Na escola você explora, conversa e interage com as pessoas durante as atividades de muitas maneiras, e isso ajuda os estudantes a se conectarem uns com os outros e se beneficiarem com este processo.

 

O que mais você pode compartilhar sobre a ILSC?

A minha experiência na ILSC foi felicidade pura. Eu não tenho palavras para descrever. Foi um ótimo início para a minha jornada aqui no Canadá porque eu senti como se não fosse estudo. Era mais como um jogo que você vem, participa e aprende com outras pessoas. Os professores são muito conectados com você, conhecem suas necessidades e lhe proporcionam o que for preciso, e isso é muito bom!

Algumas pessoas que vem para cá ficam com medo porque, primeiramente, tudo é novo, você deve achar um lugar para morar e tudo mais. Quando eu vim para cá a primeira vez, aluguei um quarto no Airbnb e estava procurando um lugar mais permanente para morar, assim como lugares para fazer compras, precisava conhecer o transporte público, era tudo bem desafiador. E a ILSC me auxiliou muito neste sentido. Quando precisava de ajuda, eu só precisava conversar com meu advisor da Ucrânia ou com qualquer pessoa na recepção e eles ficavam felizes em me ajudar. Eu pensava “nossa, que demais! ”.

 

Quando você vai terminar seu curso no Douglas College?

Eu estou para começar meu semestre de verão e, depois, talvez faça algo por mais um ano com eles. Para ser honesto, o conhecimento que estou adquirindo aqui é muito bom. Estou descobrindo algo realmente novo para mim e é simplesmente ótimo como todos ao seu redor lhe ajudam. Sem dúvida esta é uma época muito boa para mim.

 

Então foi tranquilo pra você entrar no Douglas College?

Sim, o Douglas College é como a continuação do meu “caminho da sorte” aqui no Canadá. Eu vim de uma escola que era ótima e fui para outra que é ótima também. Tenho trabalhado e estudado bastante, mas vale muito a pena. Durante o Pathway Program, apesar de estudar bastante também, eu conseguia ter mais tempo para mim. Mas então você chega no college e o ritmo é mais pegado e você tem que estudar mais, mesmo nas férias, passar por exames, então sempre rola mais estresse. Mas, sem dúvida, isso não impede que este continue sendo um tempo divertido e cheio de oportunidades pra mim.

 

E aí, quer fazer como o Nick e começar sua caminhada até um college ou Universidade no Canadá, Estados Unidos ou Austrália sem ter que passar pelo IESLT, TOEFL, etc? Então faça um University Pathway Program na ILSC!

 

 

 

 

 

Comments

comments

*

*

Top