Dicas imperdíveis para estudar e trabalhar na Austrália (parte 1)

 

mel-city1

Por Claire Guillemine, European Counsellor/Digital Marketing Specialist, ILSC-Melbourne

Atualmente quase todo mundo que planeja estudar inglês na Austrália gostaria de trabalhar também, já que o país oferece visto de trabalho para estudantes internacionais. Mas como conseguir um emprego na Austrália? A gente preparou um guia com 12 dicas imperdíveis para você conhecer o mercado de trabalho, procurar um emprego e poder trabalhar enquanto estuda em Melbourne, mas as dicas servem também para outras cidades australianas, como Sydney e Brisbane.

1- Quantas horas você pode trabalhar tendo visto de estudante?

Se você quer estudar e trabalhar na Austrália, deve seguir as regras específicas para quem tem visto de estudante. E respeite as leis, para evitar o risco de ter seu visto cancelado!

  • Você só pode começar a trabalhar a partir do dia de início oficial do seu curso.
  • Você pode trabalhar um máximo de 40 horas a cada duas semanas.
  • Você pode trabalhar sem limite de horas durante as pausas oficiais de cursos regulares, como férias.

2 – Qual é o salário mínimo na Austrália?

O salário mínimo nacional é atualmente de US $ 17,70 por hora. Você pode visitar o Fair Work website para saber mais sobre seus direitos, os direitos dos trabalhadores e informações gerais.

3 – É preciso pagar impostos sendo estudante internacional?

Dependendo de quanto é o salário, todos são obrigados a pagar impostos na Austrália – eles são automaticamente deduzidos do seu pagamento. Depois que tiver um endereço residencial na Austrália, você pode aplicar para um Tax File Number no site do Australian Taxation Office’s (ATO) . No final do ano de exercício fiscal, que cai em junho na Austrália, você pode pedir a restituição do imposto mediante apresentação de uma tax return.

4 – O que é um Tax File Number (TFN)?

O TFN é seu número de identificação fiscal pessoal, uma espécie de CPF australiano. É necessário, entre outras coisas, para garantir que você não pague mais impostos do que deve – quase metade do seu salário será retido se você não tiver um TFN para fornecer ao banco e ao empregador. Trabalhando com um TFN, e dependendo da sua posição (seja contrato temporário, permanente etc.), você terá direito a férias anuais pagas, licença médica e acúmulo para aposentadoria.

5 – O que significa ‘cash in hand’?

Alguns empregadores podem optar por pagar em dinheiro. Isso não é um problema, desde que você tenha fornecido o seu TFN e os impostos tenham sido deduzidos do seu salário (verifique as informações no seu recibo de pagamento).

No entanto, ‘cash in hand’ normalmente significa pagamentos em dinheiro sem desconto de impostos – o que é ilegal. Você deve sempre evitar trabalhar com  empregadores que operam sob este sistema.

foto estudar e trabalhar na australia 1

6 – Como combinar trabalho e estudo?

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser bastante desafiador. Para evitar excessos que possam prejudicá-lo, você deve definir claramente quais dias / horas vai trabalhar e quais os que você vai estudar. É muito comum na Austrália que estudantes internacionais tenham um emprego part-time, de meio expediente, ou um trabalho ocasional (irregular e com horas de trabalho não garantidas).

Saiba mais sobre as nossas opções de horários de estudos flexíveis na ILSC-Melbourne aqui.

7 – É fácil encontrar um emprego na Austrália?

A Austrália tem uma das menores taxas de desemprego do mundo (atualmente em 5,7%). Melbourne, por exemplo, é um importante centro administrativo, cultural e de negócios, que oferece boas perspectivas de emprego. A cidade também abriga muitos esportes internacionais e eventos culturais ao longo do ano, que oferecem uma abundância de trabalhos ocasionais para estudantes internacionais.

Suas chances de conseguir um emprego na Austrália dependerão de vários fatores, como sua experiência de trabalho anterior, o tipo de vaga que você está procurando e suas habilidades na língua inglesa.

Leia na próxima semana: quais são as áreas mais comuns de trabalho, como e onde procurar emprego na Austrália!

Comments

comments

*

*

Top