Como se preparar para o IELTS: Reading & Writing

Na semana passada, demos dicas preciosas para as provas de Listening e Speaking do IELTS. Chegou a hora das provas de Reading e Writing. 

Sua preparação começa com você decidindo que tipo de prova é a indicada para seus objetivos. As provas de Listening e Speaking são a mesma para o IELTS General ou Academic. Já as provas de Writing e Reading mudam substancialmente, ambas com seus próprios formatos particulares.

A versão Academic do IELTS não é necessariamente mais difícil, mas inclui ler e escrever tópicos mais identificados com a linguagem formal exigida nas universidades ou organizações profissionais. Já o General IELTS apresenta textos do inglês cotidiano e pede aos estudantes que escrevam usando linguagem semi-formal ou informal.

Preparando-se para ler e escrever na prova do Academic IELTS

A seção de Reading do Academic IELTS requer que você leia três textos inteiros de fontes autênticas como livros ou jornais. Sejam fatuais ou analíticos, os assuntos são apropriados para quem está fazendo a prova. Os textos do Academic podem incluir gráficos, charts ou digramas que você terá que interpretar e mostrar que entendeu.

Como em qualquer teste prático, esteja certo de respeitar o tempo limite e tente trabalhar o mais rápido que conseguir, como se estivesse num teste de verdade, seguindo as instruções exatas.

Quer começar a se preparar de uma vez? Aqui você encontra um teste prático de Reading para o Academic IELTS.

Agora o Writing. O tema da prova do Academic IELTS vai exigir que você entenda e analise informações e então comunique a sua opinião de duas formas diferentes.

O Writing Task 1 apresenta um gráfico, para você resumir e explicar nas suas próprias palavras. O Writing Task 2 é um ensaio mais curto em que você vai ter que demonstrar entendimento de um assunto e então compartilhar algumas das suas opiniões.

Vale lembrar que preparar-se para o Writing pode ser difícil sem feedback. Se possível, tenha um professor ou amigo que fale inglês nativo pra ajudar você a reconhecer seus erros e pontos a melhorar.

Mas, mesmo sem feedback, sentir-se confortável escrevendo os tópicos apropriados pode ser de grande ajuda. Então pegue lápis ou caneta e lembre-se: você tem 20 minutos para o Task 1 e 40 minutos para o Task 2, escrevendo num estilo acadêmico e formal. Para ter uma ideia melhor, responda estas questões simuladas.

Preparando-se para ler e escrever na prova do General IELTS

Você pode se preparar para as seções de Reading e Writing do General IELTS do mesmo jeito que para o Academic, apenas lembrando-se de mudar os tópicos. Embora não exista um teste mais difícil do que o outro, familiarizar-se com os prováveis temas que vão cair na prova pode ajudar bastante.

O IELTS General vai apresentar a você três textos de interesse geral ou temas profissionais, de fontes autênticas como jornais, livros de empresa e outros documentos. Aqui você encontra um teste prático para se familiarizar com os tópicos da prova de Reading do General IELTS.

A prova de Writing do General IELTS pede que você escreva num estilo menos formal do que o Academic, mas ainda assim inclui duas tasks e requer a mesma quantidade de palavras.

Na Task 1 você vai escrever 150 palavras no formato de uma carta explicando um tópico ou perguntando por informação. A Task 2 é um ensaio curto em que você vai dar a sua opinião em 250 palavras sobre um argumento, declaração ou ponto de vista. Para começar, pratique as duas tasks com estas questões do British Council.

Existem ótimas fontes online para ajudar você a se preparar para o IELTS. Experimente o British Council (testes simulados apenas no site em inglês), o IELTS Canada e o IELTS Essentials. O IELTS Buddy é uma fonte não oficial mas tem uma seção de comentários muito útil.

Interessado em aulas preparatórias para o IELTS? A ILSC oferece o IELTS Mastery Program e também o IELTS Mastery: 6.5, além de outras opções. Prepare-se para o IELTS com a ILSC e fique pronto para a sua prova!

Comments

comments

Related posts

*

*

Top