Dicas de estudo: 10 passos para gabaritar na prova

A chegada da época de provas sempre provoca tensão e ansiedade, mas com foco e planejamento, não há motivo para se preocupar. Abaixo, listamos 10 dicas de estudo e organização que servem para todas as provas que você for fazer.

1) Se organize!

study plan

Antes de tudo, respire fundo e acredite: você vai conseguir! Uma atitude positiva faz a diferença nessas horas. Em seguida, seja prático e organize suas anotações, resumos e crie uma lista com todos os tópicos que precisam ser revisados.

2) Trace um plano de estudos

O próximo passo é determinar quanto tempo você dedicará a cada tópico. Uma dica de estudo é agendar data e horário para cada assunto. Desta forma, é só consultar o calendário para saber qual o próximo tema a ser estudado.

3) Escolha um local de estudo ideal

woman studying

Opte por um lugar onde você se sinta confortável e produtivo. Caso precise de silêncio completo, a biblioteca ou o seu quarto são boas opções. Já se você não consegue ficar longe do café e um docinho para repor as energias, vale procurar uma cafeteria ou uma lanchonete. Garanta que ela seja confortável, não muito movimentada e que a música ambiente não vá te atrapalhar.

4) Tenha tudo que precisa à mão

Assim que escolher um lugar para estudar, reúna todos os itens que você pode precisar, como notebook, carregador, papéis para rascunho, canetas, água e um lanche. A ideia aqui é evitar que a falta de algum material te atrapalhe.

5) Desligue suas notificações

Ou melhor, deixe o celular bem longe! Se estiver estudando num notebook, faça uma aposta consigo mesmo e evite dar uma olhadinha no Facebook, Twitter, Instagram e, até mesmo, o blog da ILSC 🙂, por pelo menos duas horas. Você vai se surpreender com o quanto seus estudos avançam quando tweets, likes e DMs são deixados de lado.

6) Faça pausas

pessoa fazendo exercicio

Pausas são essenciais para o aprendizado e evitam que você se distraia durante os estudos. Fazer um exercício físico de 15 a 20 minutos vai te ajudar a voltar mais calmo e alerta. Então, aproveite para dar uma caminhada ou até mesmo fazer um treino rápido.

7) Não estude com fome

Ninguém consegue fazer nada bem quando está com fome, inclusive estudar. Portanto, é essencial se manter hidratado e comer alimentos ricos em proteínas e carboidratos que liberam energia aos poucos. Algumas sugestões de lanches rápidos são castanhas, frutas, sanduíches leves e barrinhas de cereal e proteína.

8) Faça conexões entre os conteúdos

computador para estudos

Ao invés de decorar o conteúdo, tente fazer conexões entre os assuntos que aprendeu. Uma dica é ligar o assunto que você está estudando a situações da vida real. Desta forma, o aprendizado passa a fazer mais sentido.

9) Revise com amigos

Após estudar todo o conteúdo, combine com amigos de fazer uma revisão em grupo. Aproveite para tirar dúvidas e, mais importante, ensinar um tópico que você domina. Você vai ver como compartilhar o conhecimento é uma ótima forma de aprender. Mas, cuidado: evite revisões de última hora, minutos antes da prova na sala de aula. Isso só vai criar mais tensão e ansiedade.

10) Por fim, descanse!

Mantenha-se confiante durante os estudos e se permita dormir de 8 a 9 horas, se possível. Seguindo todos os passos anteriores, você não terá motivos para virar a noite estudando!

Essas 10 dicas podem ser aplicadas para qualquer prova ou teste que você for fazer, como IELTS, TOEFL, ou uma prova do colégio ou faculdade, e são um caminho para garantir uma boa nota. Caso você queira se preparar melhor para o IELTS com a ILSC, dê uma olhada neste vídeo.

Comments

comments

Related posts

*

*

Top

All ELICOS programs are part of the English Language Programs for International Students CRICOS Code: 060152J.
ILSC (Brisbane) PTY LTD is trading as ILSC-Brisbane, ILSC-Sydney, ILSC-Melbourne, ILSC Business College and ILSC Australia RTO Number 31564, CRICOS Code: 02137M.