Como se preparar para o IELTS: Listening & Speaking

O IELTS pode ser o primeiro passo para estudar em faculdades do Canadá, EUA e Austrália ou mesmo imigrar. Prepare-se com estas dicas e uma ótima escola de inglês.

Vamos começar pelo básico: o IELTS não é um exame em que você passa ou reprova. Ter um bom resultado depende inteiramente dos seus objetivos e do que a instituição que pede o certificado do IELTS – como uma universidade ou governo – requer de você. Uma vez que você sabe a nota que precisa, é hora de se preparar para fazer o melhor no teste.

Uma boa preparação é a chave para o sucesso, já que testes rigorosos como o IELTS são criados para desafiar você. Mas como ter certeza de que você está pronto?

A melhor opção são as aulas preparatórias para o IELTS. Contudo, talvez você não tenha tempo ou acesso à aulas deste tipo ou talvez só queira um pouco mais de prática.

Se for este o caso, confira algumas boas opções online que podem ajudar você a se preparar.

Preparando-se para o Listening

Existem duas formas importantes de se preparar para a prova de listening do IELTS. Primeiro, você precisa se sentir confortável ouvindo uma variedade de sotaques em inglês, como o australiano, o britânico e o americano. Segundo, é melhor se familiarizar com o formato da prova.

Um bom lugar para começar é com as excelentes amostras de prova do British Council ou do IELTS.org, com páginas de perguntas e respostas prontas pra você imprimir.

Uma dica muito importante: você vai tirar o melhor proveito das suas provas simuladas se tratá-las como se fossem a prova de verdade. Isso significa respeitar os limites de tempo e resistir à tentação de voltar o áudio para ouvir novamente. É melhor fazer vários testes práticos realistas do que ficar repetindo o áudio várias vezes para ter um melhor resultado.

Repita o áudio apenas para se sentir confortável com os sotaques e o fomato da prova, mas não em suas sessões simuladas da prova. Para prática adicional, cheque a seção de listening no IELST Buddy. Lá existem várias amostras diferentes da prova de listening para você praticar via web.

Preparando-se para o Speaking

Esta é a parte mais singular do IELTS e também a mais difícil para se preparar. Mas não se preocupe, existem diversos recursos que vão ajudar você a se sentir pronto para a prova!

Como no listening, é importante ter sessões de teste bem parecidas com a prova de verdade. Para isso, você precisa encontar um parceiro de estudos, já que o teste de speaking do IELTS é baseado em um modelo de conversacão quotidiano.

Consulte o IELTS Essential para amostras e transcrições das três partes da prova de speaking. Depois, com seu parceiro de treino, pratique de 11 a 14 minutos de entrevista sem intervalos, reservando um tempo para se familiarizar com os tópicos de cada parte da prova.

Parte 1: você vai ter que responder perguntas sobre sua vida pessoal, trabalho e outros tópicos familiares por 4 ou 5 minutos.

Parte 2: você será perguntado sobre um tópico específico e terá 1 minuto para elaborar suas ideias para, então, falar sobre este tópico por 1 ou 2 minutos.

Parte 3: durante 4 ou 5 minutos, você vai conversar sobre uma ideia ou tópico abstrato.

A parte mais importante de se preparar para as seções de Listening e Speaking do IELTS é se sentir confortável. Você não vai querer ser supreendido por sotaques ou tópicos inesperados no dia do teste. Muito menos se sentir nervoso para falar – então encontre um amigo e comece a conversar!

Existem ótimas fontes online para ajudar você a se preparar para o IELTS. Experimente o British Council (testes simulados apenas no site em inglês), o IELTS Canada e o IELTS Essentials. O IELTS Buddy é uma fonte não oficial mas tem uma seção de comentários muito útil.

Interessado em aulas preparatórias para o IELTS? A ILSC oferece o IELTS Mastery Program e também o IELTS Mastery: 6.5, além de outras opções. Prepare-se para o IELTS com a ILSC e sinta-se confiante para encarar sua prova!

Comments

comments

Related posts

*

*

Top