Como se preparar para estudar fora

foto dicas estudar exterior

Colaboração de Michelle Guatemala, do Greystone College

Quem já viveu esta experiência sabe que estudar no exterior requer muito planejamento e organização, principalmente se for um curso superior. Entrar numa escola em outro país nem sempre é fácil, e quanto mais informações tiver sobre este processo, melhor. A Michelle Guatemala, do Greystone College, preparou algumas dicas para você se orientar.

 

1) Planeje com antecedência

Encontrar um curso superior no exterior que se encaixe no que você quer é algo que exige muita investigação, tempo e esforço. Pense no que você gosta de fazer e nas áreas em que deseja trabalhar. Depois  faça uma lista com todas as suas opções. Ter um objetivo claro irá ajudá-lo a encontrar o curso certo. Tenha em mente que as escolas têm prazos para aplicação e, enquanto algumas oferecem diversos cursos durante o ano todo, outras oferecem datas de início específicas – por isso, sempre planeje com antecedência.

 

2) Pesquise e peça informações sobre a escola

Com base em fotos e vídeos, a maioria das escolas pode parecer uma boa opção. Por isso é sempre importante pesquisar cada uma delas antes de fazer sua escolha. Você conhece pessoas que estudaram lá? Faça perguntas: qual o tamanho da sala de aula? Os professores têm conhecimento suficiente? São experientes? Participe de grupos de estudantes da cidade para onde você quer ir, ou sobre a escola que deseja frequentar. Lá você sempre conseguirá informações importantes que nem sempre estão disponíveis nos canais oficiais.

 

3) Conheça bem todos os requisitos da escola

Saiba que tipo de visto (estudo, trabalho, estudo e trabalho?) você vai precisar para se candidatar. Você também pode precisar de aulas extras de inglês para alcançar seu objetivo – e pode participar de programas como o University Pathway da ILSC para atingir o nível certo e estar pronto para o ambiente acadêmico.  Veja também se vai precisar de algum teste de idiomas oficial – IELTS, TOEFL e TEFAq são alguns dos mais conhecidos. E lembre-se de marcar a prova com antecedência, já que muitas vezes estes testes têm uma grande fila de espera.

 

4) Planeje seu orçamento

Faça uma lista com todas as suas despesas previstas. Você vai dividir a casa com amigos  ou sozinho? Quanto dinheiro você vai gastar em comida por mês? E com produtos de uso diário? Quanto é a  matrícula? Qual o preço das mensalidades? Tenha em mente que, enquanto algumas escolas podem aceitar o pagamento parcelado por período (por exemplo, por semestre), outras podem exigir um pagamento  adiantado completo. Igualmente importante é saber o que as taxas incluem e quais serão os custos extras. Ter uma compreensão clara de todos os seus gastos vai ajudá-lo a se preparar para a sua experiência no exterior. Se precisar de mais informações sobre como planejar o seu orçamento no exterior, você pode verificar este post  e aprender algumas dicas sobre como gerenciar suas finanças.

 

5) Tenha todos os documentos necessários

Ter uma lista de todos os documentos e autorizações que você precisa fornecer vai ajudá-lo a economizar tempo e evitar problemas em seus primeiros dias na escola. Talvez você precise ter uma cópia impressa da sua pontuação no IELTS ou TOELF, uma cópia traduzida do seu diploma e histórico escolar, uma cópia do seu visto de estudante ou apenas sua carta de aceitação. É melhor prevenir do que remediar, para que possa relaxar e desfrutar da experiência!

Comments

comments

*

*

Top