Como formatar seu currículo para trabalhar no Canadá

foto curriculo canadense

Colaboração de Michelle Guatemala, do Greystone College

Quando nos mudamos para um país completamente diferente do nosso, precisamos nos adaptar à nova cultura. Uma das coisas que aprendi quando me mudei para o Canadá foi como fazer meu currículo. Quando comecei a procurar emprego, percebi que meu currículo não seguia as normas do mercado canadense. Aqui seguem seis dicas que me ajudaram a adaptar minhas aplicações para emprego ao estilo canadense.

 

1-Mantenha o currículo curto

Na América do Norte, a maior parte das pessoas tem um currículo de duas páginas. Deixe com uma página se você terminou a escola há pouco tempo ou não tem muita experiência. No meu país, quanto maior seu currículo, mais qualificado você se torna para a posição, mas no Canadá é diferente. Também é importante usar palavras-chave no seu currículo, já que os empregadores vão fazer uma checagem rápida para decidir se você tem um perfil interessante ou não. Essas palavras-chave podem descrever suas habilidades e qualificações. Pense no que destacar revendo a oferta de emprego para a qual você está concorrendo. Também evite usar um formato de difícil compreensão. Tipo de fonte e tamanho devem ser os mais neutros possíveis.

 

2-Estude a indústria para a qual está querendo entrar

Uma das coisas para se ter em mente quando fizer sua aplicação é a indústria para a qual você está aplicando. Dependendo da indústria (ex. criativa vs. técnica), você pode ajustar o conteúdo do seu currículo e incluir detalhes que façam você se destacar em relação aos outros candidatos. Lembre-se, mesmo que você possa ter muita experiência numa área, isso pode não ser relevante para a indústria em que você está focando desta vez.

curriculo canadense_3

 

3-Inclua uma carta de apresentação (cover letter) com o currículo 

Uma grande diferença entre a América Latina e a América do Norte na hora de aplicar para um emprego é a carta de apresentação. Por que eu devo incluir uma cover letter? você deve estar se perguntando. A carta de apresentação é uma parte chave na sua busca por emprego. Quando se candidatar a uma posição, use a cover letter para mostrar o quanto você entende da empresa e como você se encaixa nela. Certifique-se de incluir detalhes sobre o que te interessa e como você beneficiaria a empresa caso contratado. Se quiser aprender mais sobre as cover letters, confira este link .

 

4-Inclua experiências de voluntariado

Inclua suas atividades como voluntário na parte de experiência de trabalho. Trabalhar como voluntário também é uma grande opção para estudantes que não têm experiência de trabalho e estão procurando vagas para o nível iniciante. No Canadá a experiência em voluntariado é bem popular, então é importante destacar como essa oportunidade torna você mais qualificado para a vaga que você está aplicando. A primeira experiência como voluntária que tive foi no Greystone College, onde fui parte da equipe que organizou um evento de Open House e consegui uma carta de referência que me ajudou numa entrevista de emprego na semana seguinte.

foto curriculo canadense_2

 

5-Use mídias sociais

Muitos empregadores cruzam seu currículo com sua presença online. O LinkedIn é uma rede social bem popular no meio dos negócios. Quando você atualizar seu currículo, certifique-se de também atualizar seu perfil no LinkedIn. Os empregadores também podem pesquisar seu perfil em outros canais sociais, como o Facebook, blogs ou sites como o Indeed, Craiglist, Workopolis e Monster. Primeiras impressões são importantes, então seja bastante cuidadoso com posts que são acessíveis para todos.

 

6-Adapte seu currículo para cada vaga de emprego

Recomenda-se que você customize seu currículo para cada emprego. Dependendo do emprego, você pode mudar algumas sentenças para focar em certas habilidades e conquistas. Para outros, você pode precisar de um currículo totamente diferente. Meus professores sugerem destacar habilidades que possam ser transferíveis. É importante ter em mente que, mesmo que seu emprego anterior for completamente diferente da posição para a qual você está aplicando agora, você pode ter ganhado algumas habilidades que serão úteis em diferentes indústrias. Alguns exemplos de habilidades transferíveis são resolução de problemas, trabalho em equipe, capacidade de liderança etc.

Para mais dicas e até um modelo de résumé (como eles chamam um currículo profissional no Canadá), acesse este link.

Portanto, capriche no seu e boa sorte!

 

 

Comments

comments

*

*

Top