Como encontrar um emprego co-op no Canadá

Fazer um co-op é uma ótima oportunidade de colocar em prática o aprendizado que você adquiriu em sala de aula, além de ganhar experiência de trabalho no mercado canadense. Durante o co-op, alunos desenvolvem ainda mais suas habilidades, além de conhecer pessoas e fazer o networking necessário para avançar em suas futuras carreiras.

Conversamos com a aluna Liliana Ventura, do Greystone College, que contou sobre a experiência dela ao procurar por uma vaga enquanto cursava o Diploma in International Business Management.

Primeiro de tudo, conte um pouco sobre você.

Eu sou uma assistente médica com mais de 10 anos de experiência nesta área. Nos últimos três anos, eu vinha me especializando como consultora de qualidade. Embora eu gostasse de trabalhar nessa área, eu senti que estava pronta para um novo desafio aqui no Canadá.

Quando você começou a procurar seu co-op?

Eu comecei assim que comecei o curso no Greystone College e fui apresentada à minha conselheira de co-op. Ela me encorajou a começar a busca desde cedo.

Quais foram os primeiros passos que você tomou?

Comecei pensando em fazer um co-op na área médica, já que tinha mais de 10 anos de experiência como assistente em uma clínica. Eu me candidatei à várias vagas publicadas em sites como Indeed e Glassdoor, e também em jornais, sempre tentando saber quais empresas estavam contratando e onde achar os anúncios. Tudo isso com a ajuda do Departamento de Co-Op do Greystone College.

O Departamento de Co-Op do Greystone College está sempre pronto para te auxiliar.

Onde você procurava por vagas?

Eu procurei em muitos lugares, como o job board do Greystone, as feiras de trabalho organizadas pelo college, feiras de trabalho da cidade, sites como Indeed e Glassdoor e, é claro, com a ajuda da minha conselheira de co-op. A equipe do Greystone está sempre nos auxiliando a encontrar vagas.

Você encontrou trabalho? Conte um pouco sobre o processo.

Eu consegui emprego na minha terceira semana no Canadá. Eu postei meu currículo no site do Indeed e comecei a me candidatar para algumas vagas. Eu também fui a uma loja (Joe Fresh) e deixei meu currículo. Me chamaram para uma entrevista com o gerente e me ofereceram uma vaga de vendedora.

Após outras entrevistas, eu consegui um emprego como assistente em uma clínica de quiropraxia, pois queria conhecer mais sobre o sistema de saúde canadense. Durante a minha entrevista, eu mencionei que teria que fazer o co-op e perguntei se eles considerariam me contratar durante essa parte do programa e eles aceitaram.

Qual conselho você dá para outros alunos que estão procurando por um co-op?

Não seja tímido! Corra atrás das oportunidades. Se você vir um restaurante ou loja que está contratando, entre e deixe seu currículo. As empresas gostam desse tipo de atitude, demonstra esforço e interesse em trabalhar para eles.

E não deixe para o último momento. Se você quer encontrar uma boa empresa para fazer o seu co-op, comece procurando aquelas que oferecem oportunidades onde você pode desenvolver suas habilidades. Aproveite a permissão de trabalho off-campus que você tem e comece trabalhando part-time para expandir a sua rede de contatos. O primeiro passo é sempre o mais difícil, e o resto depende de você.

Por fim, procure ajuda. A equipe do Departamento de Co-Op do Greystone é formada por profissionais muito competentes. Eles sabem como te guiar na direção correta. Descubra quem é sua conselheira, converse sobre seus objetivos e ela fará o melhor para te ajudar nessa jornada. Você não está sozinho.

***

Os conselhos da Liliana são excelentes e ela deu um ótimo panorava de como é encontrar uma vaga de co-op enquanto estudante do Greystone. O processo de encontrar uma vaga parece difícil, mas existem muitas oportunidades no mercado e, caso o aluno queira começar cedo a sua busca, ele pode contar com o apoio do departamento de Co-Op do Greystone College.

Está interessado em fazer um programa no Greystone College e levar sua carreira a um novo patamar? Confira nossas opções de co-op e prepare-se para uma jornada inesquecível de aprendizado no Greystone College Canada

Comments

comments

Related posts

*

*

Top

All ELICOS programs are part of the English Language Programs for International Students CRICOS Code: 060152J.
ILSC (Brisbane) PTY LTD is trading as ILSC-Brisbane, ILSC-Sydney, ILSC-Melbourne, Greystone College and ILSC Australia RTO Number 31564, CRICOS Code: 02137M.
Greystone College of Business and Technology (Toronto) Inc. (Greystone College (Toronto)), Greystone College of Business and Technology (Greystone College (Vancouver)),
Collège Greystone (Greystone College (Montréal))and ILSC India PVT Ltd (operating as Greystone College (New Delhi)) herein collectively referred to as “Greystone College”.