Como é calculada a pontuação do IELTS? Parte 2: Writing

No post de hoje da nossa série sobre a pontuação do IELTS vamos examinar o componente Writing, tanto no Academic quanto no General Training. As duas versões do componente Writing do IELTS exigem que o candidato complete duas questões de escrita.

Na primeira questão do IELTS Writing os candidatos acadêmicos devem escrever 150 palavras sobre dados visuais que recebem na forma de gráfico, tabela ou diagrama. Para os candidatos de General Training, a Task 1 exige que escrevam uma carta sobre um tópico comum.

Na segunda questão, os candidatos acadêmicos devem escrever uma resposta de 250 palavras analisando uma opinião, problema ou argumento. Os candidatos de General Training devem escrever uma resposta sobre um tema de interesse geral. Os candidatos têm 60 minutos para completar as duas questões e devem gastar cerca de 20 minutos na primeira e cerca de 40 minutos na segunda.

É bastante útil que o candidato se familiarize com os relatórios oficiais de desempenho do IELTS (Official IELTS Performance Descriptors) para o componente Writing. Isso permite que os candidatos concentrem sua preparação em suas áreas mais fracas. Veja abaixo como é avaliado o desempenho dos candidatos.

Questão 1

Avalia se a resposta cumpre de maneira adequada, com precisão e relevância os requisitos estabelecidos, usando um mínimo de 150 palavras.

A Academic Writing Task é uma questão com avaliação bastante previsível. Basicamente, é uma tarefa de transferência de informações que se relacionam estreitamente com o conteúdo factual de um gráfico, e não de explicações muito especulativas que se situam fora dos dados fornecidos.

A General Training Writing Task também é bastante previsível em termos de avaliação. Cada tarefa define o contexto e o propósito da carta, bem como as funções que o candidato deve cobrir para atingir esse objetivo.

Questão 2

Tanto na versão Academic quanto na General Training do IELTS, esta questão exige dos candidatos que formulem e desenvolvam uma posição em relação a uma determinada colocação, que chega na forma de uma pergunta ou declaração. As idéias devem ser apoiadas por evidências, e exemplos podem ser extraídos da própria experiência do aluno. As respostas devem ter pelo menos 250 palavras. Textos abaixo do limite mínimo de palavras perdem pontos.

Coerência e coesão

Diz respeito a clareza geral e fluência: como a resposta organiza e conecta informações, idéias e linguagem. A coerência refere-se à vinculação de idéias através de sequenciação lógica. A coesão refere-se ao uso variado e apropriado de dispositivos coesivos (por exemplo, conectores lógicos, pronomes e conjunções) para ajudar a tornar claras as relações conceituais e referenciais entre e dentro das frases.

Recurso léxico

Refere-se ao leque de vocabulário usado e sua precisão e adequação em termos da tarefa específica.

Escala gramatical e precisão

Refere-se ao alcance e ao uso preciso da gramática e como isso se manifesta na escrita da sentença.

Modelos de respostas do IELTS Writing:

Confira estes modelos de respostas para as tarefas 1 e 2 do IELTS Academic e General Training (com Band Score acima de 8) para ter uma idéia melhor do que é esperado.

Academic Writing: Tarefa 1 e 2 – Respostas modelo
General Training: Tarefa 1 e 2 – Respostas modelo

Se você ainda não leu nosso post sobre os componentes Listening e Reading,  pode encontrá-lo aqui.

Interessado nas nossas aulas de preparação para o IELTS? A ILSC oferece o IELTS Mastery Program, o IELTS Mastery 6.5, e diversos outros cursos de preparação geral IELTS e aulas noturnas que vão ajudá-lo a se preparar para o teste.

Comments

comments

*

*

Top